Trocas e Devoluções
POLÍTICA DE TROCAS, DEVOLUÇÕES E CANCELAMENTOS COOPERATIVA DE CONSUMO COOPERCICA
 
Com o intuito de sempre fornecer produtos e serviços de qualidade e garantir a satisfação dos cooperados e clientes, a presente política se presta a estabelecer as regras e procedimentos que devem ser observados para a realização do processo de trocas, devoluções e cancelamentos dos pedidos realizados por meio da plataforma digital.
 
1 - DOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

1.1 Os canais de serviço aos cooperados e/ou clientes (SAC), são os seguintes: 
Telefone: (11) 3378-2800;
WhatsApp: (11) 95020-0363;
E-mail: caic@coopercica.com.br
 
2 - DA DESISTÊNCIA / TROCA DA COMPRA

2.2 Conforme disposto respectivamente nos artigos 49 e 26 do Código de Defesa do Consumidor, e desde que respeitadas as demais condições gerais desta política, os cooperados e clientes terão:
2.2.1 até 7 (sete) dias corridos, a partir da data de recebimento e/ou retirada dos produtos, para desistir da compra; e 
2.2.2 até 30 (trinta) dias corridos, a partir da data de recebimento e/ou retirada dos produtos para solicitar a troca de produtos com vícios.
 
3 – DO CANCELAMENTO / DEVOLUÇÕES E DAS CONDIÇÕES GERAIS

3.1 No caso de cancelamento ou devolução (parcial ou integral) de compras, o cooperado ou cliente será reembolsado no valor das mercadorias quitadas, e conforme o caso, o estorno e/ou a restituição do valor, será efetuado desde que observadas as condições citadas nos itens 3.2 a 3.6, nas seguintes formas:
3.1.1 Caso a transação já tenha sido efetivada pelas entidades bancárias no momento de solicitação do cancelamento ou devolução, o valor será restituído via depósito bancário em conta de titularidade do cooperado e/ou cliente, respeitando-se o prazo máximo de até 20 (vinte) dias corridos a contar da data da devolução ou cancelamento; 
 
 
3.1.2 Caso a transação ainda não tenha sido efetivada no momento de solicitação do cancelamento, será realizado o estorno no valor total da compra, respeitando-se o prazo para processamento pelas entidades bancárias;
3.1.3 Caso haja o cancelamento ou devolução parcial da compra, será realizado o estorno somente no valor dos itens cancelados/devolvidos;
3.1.4 A realização e prazo do processamento do estorno mencionado nos itens acima é de responsabilidade exclusiva da respectiva operadora de cartão de crédito.
3.2 Somente será realizada a troca ou devolução dos produtos cuja embalagem original não esteja violada e/ou não apresente qualquer tipo de dano.
3.3 Os itens somente poderão ser trocados ou devolvidos com a apresentação do respectivo cupom fiscal.
3.4 Nos casos de devoluções e/ou trocas de produtos congelados e/ou refrigerados, estes devem ser mantidos em temperatura adequada até sua a retirada ou entrega.
3.5 Produtos que possuem data de validade curta (não duráveis), como carnes, frutas, verduras, pães, frios, entre outros, não poderão ter sua troca ou devolução efetuada caso ultrapassado o prazo de vencimento do produto.
3.6 Nos casos de devoluções e/ou trocas de produtos com embalagens avariadas, ou cuja data de validade se encontre próxima do vencimento, a Coopercica deverá ser notificada por qualquer um dos canais do SAC, no período máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contados a partir do momento de entrega e/ou retirada do produto.
3.7 Os produtos poderão ser entregues com até 66% (sessenta e seis por cento) da sua vida útil (prazo de validade).
3.8 Nos casos em que o cooperado/cliente não receber o produto desejado por equívoco próprio, e mesmo assim solicitar a troca pelo SAC da Coopercica, o mesmo deverá assumir o valor correspondente à taxa de entrega.
3.9 As trocas somente serão efetuadas nas lojas de seus respectivos faturamentos, nas seguintes hipóteses:
3.9.1 Caso a troca se faça necessária por culpa exclusiva da Coopercica, esta será realizada no domicilio do cooperado ou cliente;
3.9.2 Caso a troca se faça necessária por iniciativa exclusiva do cooperado ou cliente, esta somente será realizada mediante o comparecimento deste na loja em que foi realizada a compra, com apresentação do respectivo cupom fiscal.
 
Lojas com sistema de entrega e/ou retirada:
Loja 3: Av. Antônio Frederico Ozanan, 6001 – Vila Rio Branco – Jundiaí/SP
Loja 7: Av. Duque de Caxias, 2395 – Jardim Promeca – Várzea Paulista/SP
Loja 9: Av. José Tonoli, 336 – Centro – Itupeva/SP
Lojas apenas com sistema de retirada:
Loja 1: Rua João Ferrara 233, Jardim Cica – Jundiaí/SP
Loja 2: Rua Romeu Seckler Machado, 105 – Parque Eloy Chaves – Jundiaí/SP
Loja 4: Rua Hisaschi Nagaoka, 3595 – Jd. São Vicente – Jundiaí/SP
Loja 5: Rua Maria José Rodrigues, 90 – Jd. Santa Lúcia - Campo Limpo Paulista/SP
Loja 6: Av. Humberto Cereser, 3805 – Caxambu – Jundiaí/SP
Loja 8: Av. Fernão Dias Paes Leme, 2211 – Centro – Várzea Paulista/SP
 
3.10 Poderá haver a recusa de recebimento por parte do cooperado ou cliente, caso haja violação ou avarias em qualquer dos produtos, ou caso estes sejam entregues sem o respectivo cupom fiscal; nesse caso, o cooperado ou cliente deverá entrar em contato com a Coopercica por meio de qualquer um dos canais do SAC, fornecendo os dados necessários para sua identificação, informando o motivo da recusa.
3.11 Nos casos em que mesmo havendo a presença de alguma das irregularidades citadas no item acima, o cooperado ou cliente optar pelo recebimento do pedido, este deverá notificar imediatamente a Coopercica por meio de um dos canais do SAC.
3.12 No caso de desistência após o recebimento do pedido, o cooperado ou cliente deverá enviar e-mail para caic@coopercica.com.br, fornecendo as informações seguintes:
Nome completo;
Endereço completo;
Endereço de e-mail;
Número do pedido;
Número do cupom fiscal;
Descrição dos produtos(s) a ser(em) devolvido(s); 
Motivo da desistência.
 
3.13 Nos casos de entrega pelo delivery, o cancelamento do pedido antes do recebimento só será permitido caso o mesmo ainda não tenha sido enviado, devendo tal solicitação ser encaminhada para qualquer um dos canais do SAC. 

4   - DA INDISPONIBILIDADE DE ITENS E/OU PRODUTOS A GRANEL: 
4.1              A indisponibilidade de itens poderá ocorrer por diversos fatores alheios à vontade da Coopercica, inclusive gerando divergências nos estoques. A fim de evitar quaisquer transtornos nesse sentido, o serviço de atendimento da Coopercica sempre informará aos cooperados ou clientes caso haja a indisponibilidade de qualquer produto solicitado, se colocando à disposição para ofertar produtos similares com a mesma qualidade.
4.2              Produtos com peso variável, como frutas, legumes, verduras, frios, carnes, etc., são ofertados e vendidos por unidade e/ou bandeja, respeitada a quantidade por quilo que o cooperado ou cliente adquiriu.
 
5 - DAS POSSIBILIDADES DE CANCELAMENTO POR INICIATIVA DA COOPERATIVA DE CONSUMO COOPERCICA

5.1 A Coopercica, se reserva o direito de cancelar pedidos que não cumpram as normativas da empresa.
5.2 A Coopercica cancelará o pedido caso haja a impossibilidade de execução do débito; após três tentativas o pedido será cancelado e o cooperado ou cliente será informado por telefone ou e-mail; as opções de pagamento podem ser verificadas através de contato com o SAC.
5.3 A Coopercica ainda poderá cancelar o pedido devido à ausência de dados; é de responsabilidade do cooperado ou cliente fornecer corretamente todos os dados necessários para a finalização da compra, com todos os complementos necessários para que o entregador consiga encontrar o endereço com facilidade; no caso de condomínio, o cooperado e ou cliente deverá informar previamente se há restrições horário de entrega.
5.3.1 Caso os pedidos apresentem discrepância e/ou ausência de dados que não permitam finalizar o processo de compra, a Coopercica enviará e-mail para garantir a finalização do processo. Se após três tentativas de contato os dados continuarem insuficientes para a efetivação da compra, o pedido será cancelado. O cancelamento será informado via e-mail.
5.3.2 Em ambos os casos acima citados, o estorno e devolução dos valores serão realizados conforme disposto no item 3.1.
 
6 - DO CANCELAMENTO POR NÃO RETIRADA  

6.1 Em caso de retirada na loja, o pedido será cancelado caso não seja efetivada a retirada do mesmo pelo cooperado ou cliente em até 6 (seis) horas, contadas a partir do horário agendado por este no site; o mesmo deverá obrigatoriamente observar que o horário limite para retirada de produtos nas lojas é às 21:00 horas; 
6.2 Em caso de cancelamento em que o pagamento tiver sido efetuado via online, o estorno e/ou restituição dos valores será realizada conforme disposto no item 3.1.
 
7   - DO CANCELAMENTO EXTRAORDINÁRIO E OU TÉCNICO:  
7.1              Produtos que tenham sido liberados para venda mesmo sem estoque confirmado pelo sistema, poderão ser cancelados sem prévio aviso.
 
8   - EXCEÇÃO DE VOLUME DO MESMO ITEM POR CPF:  
8.1              A Coopercica poderá limitar a quantidade de venda dos itens que se encontrem em oferta para cada cooperado e/ou cliente, de modo a garantir que todos tenham acesso às ofertas. 
8.2              Caso o cooperado e/ou cliente efetue várias compras com o mesmo CPF, será liberada apenas uma única compra, e as demais serão canceladas sem aviso prévio.
 
9 - DO SISTEMA ANTIFRAUDES

9.1 Para proporcionar mais segurança aos cooperados e clientes, a Coopercica conta com uma empresa terceirizada que realiza a gestão de risco. O sistema antifraudes tem autonomia para aprovar, analisar e/ou cancelar os pedidos com opção de pagamento online selecionada.